sábado, 12 de dezembro de 2009

Poesia

Sabe o que poesia significa pra mim? Simplesmente tudo o que nos cerca e deixa a vida com algum sentido. Poesia está em tudo, no muro, nos olhos, nas placas, árvores, pássaros, pessoas, crianças, carros, trem, prédios, tudo! Poesia não é composto de palavras em um papel, escritas em tinta. A poesia não existe se não existe o leitor. Para que ela faça sentido, basta um bucado de letras e muito sentimento e imaginação do observador.

Um poema não é bonito porque é rebuscado e fala em uma só nota: a Dó. Um poema é rico quando oferece ao maestro, leitor, todas as notas, para que ele faça sua própria sinfonia. O poema deve oferecer um Sol, basear em Si, falar de Lá, ter um pouco de Dó, andar um pouco em Ré, ter Fá e Mi.

Quando alguem te fala, ao terminar de ler um poema, "sabe de uma coisa, até agora estou pensando naquele poema que você me deu, mas ainda não o entendi". Esta pra mim, é a melhor frase que eu posso escutar quando indico um poema para alguem. Sabe por quê? Porque um poema deve fazer as pessoas pensarem, refletirem e viajarem naquilo que elas querem. Só assim, elas vão entender o maior objetivo da arte da escrita: incomodar.

3 comentários:

ana f. disse...

rapaz, por onde anda vocÊ? tá seguindo muito passarinho?

Gabriel Zocrato disse...

O texto diz muita coisa que deve ser dita mesmo, mas ficou um buraquinho: este leitor falado, não precisa ser terceirizado: a poesia não precisa de um público externo pra existir e atingir seu objetivo citado - incomodar. Talvez não precise nem mesmo do poeta, acho que existe por si só independentemente do observador que a contém em palavras, mas isto já é tema para um texto, não um comentário.

Ana Cláudia disse...

Você acha mesmo que tem como eu não gostar de seu blog? Claro que li, leio. :) Adoro!